Qual a Função do Sutiã no pós-operatório?
- scopelv
- 10 de jul. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de jul. de 2020

Sutiã, ou do francês Soutien, significa apoio, sustentação. É exatamente esta função que deve desempenhar no período pós-operatório para cirurgias de mamas. Quero deixar claro que aqui exponho minha opinião. Cada cirurgião plástico tem a sua e segue uma rotina que se adapta ao seu trabalho. Apresento a minha.
Penso que o sutiã não tem o papel de moldar ou aprimorar o resultado de uma cirurgia, mas o seu uso incorreto, pode sim influenciar negativamente na recuperação e no resultado. Faço questão, como já disse em post anterior, de participar da escolha do modelador corporal, ou neste caso do sutiã, junto com minhas pacientes. Existem muitas opções de modelos, com diferentes funções, tecidos, compressões, costuras e fechos. Isto influencia no valor da peça, desde preços justos até os abusivos.
Prescrevo o mesmo modelo de sutiã para todas minhas cirurgias de mamas (mamoplastia de aumento com implantes de silicone, mastopexia com ou sem implantes e mamoplastia redutoras). Prefiro os tecidos leves, elásticos, que oferecem boa transpiração, com o mínimo de costuras possível.
Recomendo os modelos com fecho nas costas! Não gosto do fecho entre as mamas, pois não promovem um contorno das mesmas, tracionam lateralmente, são muito amplos e comprimem de maneira incorreta. Mas a principal razão é que o fecho anterior facilita o abrir e fechar do sutiã a cada amiga que queira ver o resultado antes da hora. Só permito a retirada do sutiã para um banho diário, até completar 30 dias da cirurgia. Após este período, poderá usar o modelo que quiser, abrir e mostrar para quem quiser, quantas vezes desejar.
Quanto ao tamanho, no Brasil temos ele determinado pela circunferência do tórax (42, 44, etc). Oriento para as que vão aumentar as mamas que comprem sutiã um número maior do que o atual, pois mesmo que as mamas aumentem consideravelmente, na circunferência do tórax este aumento não será tão significativo. Para as mamoplastia redutoras a mesma regra vale, exceto que em alguns casos a redução representa dois números na circunferência torácica.
Resumindo: o sutiã é parte indispensável na recuperação pós-operatória das cirurgias das mamas; deve ser usado por 30 dias, retirando somente para o banho; prefiro os que fecham nas costas, com bom reforço elástico nas laterais e base das mamas; tecidos leves e com boa transpiração.
Dr. Vicente Scopel Cirurgião Plástico
Comments