top of page
Buscar

As malhas modeladoras e a Cirurgia Plástica

  • scopelv
  • 10 de jul. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de jul. de 2020


Prescrevo o uso de cintas modeladoras no pós-operatório de muitos procedimentos cirúrgicos, como por exemplo, na lipoaspiração e abdominoplastia. Noto que minhas pacientes têm muitas dúvidas sobre este assunto. Aqui vão algumas orientações que passo a elas no consultório:

– O uso de malhas modeladoras compressivas tem por objetivo aumentar o contato da pele com as estruturas profundas, reduzindo os espaços criados (túneis de uma lipoaspiração) ou uma menor mobilidade da mesma (abdominoplastia), para uma melhor cicatrização.

– A malha deve exercer uma compressão constante, deve ser mantida pelo tempo determinado pelo cirurgião, removida somente para o banho diário, e recolocada logo a seguir. Deste modo, garante a redução e contenção do edema que se instala logo após o trauma cirúrgico.

– É importante compreender que a compressão excessiva não é correta. Muitas pacientes pensam que quanto mais compressão, menor será o inchaço e mais rápida será a recuperação. Isto está completamente errado! A compressão em excesso causa sofrimento vascular, menos sangue chega ao local comprimido e há sérios riscos de isquemia e necrose.

– O correto posicionamento da malha deve ser sempre observado. Tenho por rotina acompanhar a colocação da malha ainda em sala de cirurgia, logo após terminado o procedimento. Em cada revisão no consultório, observo sua posição e oriento como vestir. Desta maneira, evita-se dobras no tecido que acabam comprimindo mais em um local do que outro e diminui a chance de assaduras nas extremidades.

– Cada vez que a paciente sentar ou deitar deve revisar o posicionamento do modelador. Muito comuns são as assaduras em áreas de virilhas e abaixo das mamas.

– Recomendo o mínimo de uso contínuo por 1 mês, podendo se estender até 3 meses, dependendo da velocidade de recuperação do edema e tipo de pele de cada paciente.

– E o tamanho? A maioria das pacientes tem a ideia de que suas medidas vão reduzir após a cirurgia. Irão, mas não imediatamente. Logo após a conclusão da cirurgia, se inicia a instalação do edema, que aumenta nos dias seguintes, e leva até 6 meses para ter resolução completa. Portanto, as medidas permanecem as mesmas ou até aumentam por um período. Desta forma, oriento sempre que minhas pacientes escolham um modelador que vista confortavelmente antes da cirurgia, este será o utilizado. Faço ainda que provem na consulta pré-operatória para que eu possa avaliar.

Resumindo, a malha deve ser confortável, manter uma compressão contínua, não ter dobras, estar bem posicionada e não causar dor ou assaduras na pele.

 
 
 

Comments


Telefone

051 3711 1627

Endereço

R. Borges de Medeiros, 842 - Santa Cruz do Sul - RS

Redes Sociais

  • Facebook
  • Instagram

Credenciais do médico responsável pela Clínica: CRM RS 31.961 - RQE 26.755

©2024 por Clínica Scopel. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Siddi Digital.

bottom of page